Semana Mundial de Aleitamento Materno reforça a importância do aleitamento materno

Todo ano é celebrado o Agosto Dourado um mês dedicado ao apoio, proteção, conforto e incentivo ao aleitamento materno, sendo que o dourado presente no nome da campanha, simboliza o leite materno como o padrão-ouro de qualidade como alimento.

Ainda, destaca-se no começo do mês a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) de 2021, que acontece do dia 1º a 7 de agosto, uma campanha mundial coordenada pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA, sigla em inglês), que visa informar e estimular ações relacionadas à amamentação. O tema abordado neste ano é “Proteger a Amamentação: Uma Responsabilidade de Todos”. A data surgiu em 1990 e desde 2016, a SMAM está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo dados obtidos no Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019), os índices de amamentação cresceram no Brasil: na comparação com os últimos 34 anos, houve aumento de quase 13 vezes no índice de amamentação exclusiva em crianças menores de 4 meses e de cerca de 16 vezes entre crianças menores de 6 meses. A prevalência de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de quatro anos aumentou de 4,7%, em 1986, para 60%, em 2020. Nos bebês menores de seis meses, o aumento foi de 2,9% para 45,7%.

O aleitamento materno é um dos fatores essenciais dos primeiros 1000 de vida do bebê, um período que é uma janela de oportunidades para a saúde ao longo da vida, sendo determinante para promover uma vida adulta saudável, tanto no aspecto físico quanto emocional. Nesse sentido, a alimentação adequada no período da lactação é fundamental para a mãe e o bebê.

O leite materno é o alimento mais completo e 100% adequado para o bebê, além de ser sustentável, natural, seguro e renovável. Ainda é a forma de proteção mais econômica e eficiente para diminuir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde (2021).

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a amamentação é capaz de proteger contra doenças alérgicas, melhorar a função cardíaca na vida adulta, reduzir a hospitalização de crianças e proteger contra a obesidade infantil, reduzir o risco de diabetes do tipo 1 e 2 e proteger contra otite média na infância, além de muitos outros benefícios. Yelverton et al. (2020) indicam que a amamentação associada a comportamentos alimentares maternos positivos promove comportamentos alimentares saudáveis na criança, influenciando no peso corporal.

Apoie essa campanha no seu consultório, demonstrando todos os benefícios que o aleitamento materno pode promover para a saúde do bebê e da mãe a curto e a longo prazo.

Referências:

CFN. Semana Mundial de Aleitamento Materno reforça a importância da amamentação. Disponível em: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/semana-mundial-de-aleitamento-materno-reforca-a-importancia-da-amamentacao/ Acesso em 02 ago. de 2021.

SBP. Agosto Dourado. Disponível em: https://www.sbp.com.br/especiais/agosto-dourado/ Acesso em 02 ago. de 2021.

Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/ministerio-da-saude-lanca-campanha-para-incentivar-o-aleitamento-materno-no-brasil#:~:text=O%20leite%20materno%20%C3%A9%20a,crian%C3%A7as%20menores%20de%20cinco%20anos. Acesso em 02 ago. de 2021.

SBP. SMAM 2021. Disponível em: https://www.sbp.com.br/departamentos-cientificos/aleitamento-materno/smam-cartazes/smam-2021/ Acesso em 02 ago. de 2021.

YELVERTON, C.A. et al. Breastfeeding and maternal eating behaviours are associated with child eating behaviours: findings from the ROLO Kids Study. European Journal of Clinical Nutrition, v.75, p.670–679, 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui