Nova Diretriz ESPEN para o Manejo Nutricional no Câncer

883672

A prevalência de neoplasias de todos os tipos é cada vez mais prevalente na população, o que leva à uma necessidade maior de profissionais atualizados e especializados para condutas que auxiliem na prevenção e no tratamento dessas doenças.

Assim, recentemente, a Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN) publicou diretrizes práticas com cerca de 43 recomendações referentes ao diagnóstico e manejo nutricional para guiar a prática clínica de todos os profissionais da saúde envolvidos no cuidado ao paciente oncológico.

Ao diagnóstico de qualquer tipo de câncer é recomendado que seja realizada triagem nutricional, devendo ser repetida regularmente dependendo da estabilidade clínica, de forma a favorecer o prognóstico do paciente.

As diretrizes apresentam recomendações para situações específicas, como pacientes cirúrgicos, que estão em tratamento radioterápico, que estão em terapia farmacológica anticâncer, pacientes que irão realizar o transplante de medula de pessoas que sobreviveram ao câncer e de cuidados paliativos. O documento também traz atualizações sobre a prática de exercícios físicos e o uso de fármacos e farmaconutrientes.

Acesse a diretriz completa aqui.

Fonte: GANEP Educação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui