Conselhos regionais lutam pela imunização de nutricionistas e TNDs e São Paulo autoriza a vacinação

Os Conselhos Regionais de Nutrição (CRNs) de diversas regiões, já escreveram cartas abertas às suas respectivas secretarias de saúde para inserir nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética (TND) no grupo prioritário da imunização contra a Covid-19.

Desde que as vacinas contra a Covid-19 começaram a ser distribuídas no Brasil, tendo definido como grupo prioritário na fila da imunização os profisionais de saúde, os CRNs passaram a exigir das autoridades de saúde de suas regiões, a inclusão de nutricionistas e TNDs na primeira fase dos programas de vacinação em seus estados, junto às outras classes de profissionais da saúde.

Dos conselhos que solicitaram a inclusão de seus profissionais, estão os seguintes junto às respectivas secretarias de saúde acionadas: CRN-1, Secretaria de Saúde do Distrito Federal; CRN-2, Secretaria de Saúde de Caxias do Sul/RS; CRN-3, Secretarias de Saúde de São Paulo e Mato Grosso do Sul; CRN-4, Secretarias de Saúde do Rio de Janeiro e Espírito Santo; CRN-8, Secretaria de Saúde do Paraná; e CRN-9, Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

O CRN-1 já havia conseguido a inclusão de seus profissionais na primeira fase do programa de imunização, no Distrito Federal e agora, o CRN-3 também recebeu a resposta de seu ofício, confirmando a inclusão dos profissionais da nutrição na 1ª fase do programa de imunização da Secretaria de Saúde de São Paulo.

Para se vacinar, nutricionistas e TNDs devem se apresentar na unidade de saúde, portando a carteira de identidade profissional ou holerite/folha de pagamento que comprove seu vínculo empregatício com um estabelecimento de saúde.

Confira o regulamento na íntegra aqui.

Os demais conselhos não manifestaram publicamente, através de seus portais, se fizeram ou não a solicitação e, exceto o CRN-1 e o CRN-3, que divulgação o resultado de seu ofício e passam a incluir nutricionistas e TNDs como grupo prioritário da imunização, também não há manifestação dos demais conselhos sobre o andamento de suas solicitações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui