CFN publica resoluções importantes para o uso de PICS na nutrição

No dia 20 de janeiro, o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) teve três importantes resoluções publicadas no Diário Oficial da União (DOU) sobre o uso de PICS para os nutricionistas. 

Desde o primeiro semestre de 2019, o Grupo de Trabalho do CFN realizava pesquisas sobre as 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e a possibilidade de aplicá-las aos nutricionistas atuantes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde suplementar. Os limites impostos pela resolução CFN nº 600, determinam as áreas de atuação do nutricionista e indica parâmetros de referência por área de atuação para a efetividade dos serviços prestados à população. O Grupo de Trabalho realizou, inclusive, uma escuta sobre o assunto junto a nutricionistas, em 2020. 

As resoluções publicadas foram: resolução nº 679, que regulamenta o exercício das PICS pelo nutricionista; a resolução nº 680, que regulamenta a prática da fitoterapia para o nutricionista; e a resolução nº 681 , que regulamenta a prática de acupuntura pelo nutricionista. Isso significa que agora as PICS são regulamentadas como recursos dentro da prática do nutricionista, devendo ser respeitadas suas devidas determinações, que podem ser consultadas nos textos das respectivas resoluções. 

Fonte: DOU/CRN-9

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here