Você altera o plano alimentar do seu paciente levando em consideração a estação do ano? Com a chegada do calor, é importante incluir preparações leves e essa quiche é uma excelente opção para fazer parte do jantar, com um mix de folhas verdes! Ainda é aliada do bem-estar, já que é fonte de l-triptofano e magnésio, que atuam na síntese de serotonina: para seu paciente comer sorrindo 🙂

Ingredientes

Para a massa:
240g de farinha de grão-de-bico
160 ml de água filtrada
30 ml azeite de oliva extra virgem
1 colher (café) de sal

Para o recheio:
80g castanha de caju
80 ml de água utilizada para deixar a castanha de molho
30g de polvilho azedo
1 colher (sopa) de levedura nutricional
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta-preta
30 ml de azeite de oliva extra virgem
1 dente alho amassado
100g tomate cereja
Folhas de manjericão fresco a gosto

Modo de preparo: primeiramente, coloque as castanhas de caju em um recipiente fundo e cubra com água quente, deixando de molho por 1 hora.

Inicie com a massa: preaqueça o forno a 180°C. Coloque em um recipiente a farinha de grão de bico e 1/3 da água filtrada, o azeite de oliva e o sal, misture todos os ingredientes com a mão, e coloque o restante da água aos poucos até a massa ficar com uma textura firme e desgrudar do recipiente. Abra a massa em uma folha de papel manteiga, com o auxílio de um rolo de massa. Em uma forma redonda untada com azeite e farinha de grão-de-bico (15cmX15cm), tire a massa do papel manteiga coloque a massa e modele até cobrir o seu fundo e toda a lateral da forma. Espete toda a massa no fundo, e leve ao forno por 15 minutos, ou até a massa ficar dourada.

Para fazer o recheio: no liquidificador ou processador, bata a castanha de caju escorrida e 80 ml da água em que a castanha estava de molho, coloque o polvilho azedo, e tempere com a levedura nutricional, sal e pimenta-preta. Bata por 3 minutos ou até formar um creme homogêneo, em uma panela adicione o creme de castanha, e com o auxílio de uma colher, mexa até engrossar e reserve. Refogue o alho no azeite de oliva e adicione os tomates cerejas e algumas folhas de manjericão, tempere com uma pitada de sal.

Para montagem: despeje sobre a massa assada metade do creme de castanhas e adicione metade dos tomates refogados com manjericão, em seguida coloque o restante do creme de castanhas e o restante do tomate refogado com o manjericão por cima do creme. Decore com algumas folhas de manjericão por cima, espere esfriar por completo, desenforme e sirva.

Rendimento: 7 porções de 110 gramas (1 fatia)

Informação Nutricional
Porção de 110g (1 fatia)
Quantidade por porção %VD(*)
Valor energético total 341 kcal 17%
Carboidratos 30g 11%
Proteínas 10g 14%
Gorduras totais 16g 29%
Gorduras saturadas 2,6g 12%
Gorduras trans 0 g *
Fibras 4,8g 19%
Sódio 158 mg 7%
Vitamina B9 116,8mcg *
Magnésio 100,5mg *

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here