A rede de supermercados Carrefour realizou um levantamento sobre a eliminação de produtos não alimentícios e se comprometeu com a ideia de reduzir o impacto ambiental através da adoção de sacolas recicláveis.

Os supermercados, talvez sejam as principais fontes de geração das sacolas plásticas e, consequentemente, desses resíduos no meio ambiente. A fim de contribuir para a preservação ambiental, após 50 anos sendo mundialmente utilizada em suas lojas, a rede Carrefour se comprometeu com a atitude de eliminar as sacolas plásticas de suas lojas.

Conforme informações da rede, a empresa já conseguiu eliminar 1100 toneladas de plástico em mais de 400 produtos de sua linha, mas que a meta é evitar o uso de 10.000 toneladas até 2025. Além do Carrefour, outras empresas também abraçaram a ideia e estão remodelando suas embalagens.

Por que eliminar o plástico?

Por muito tempo, as sacolas plásticas foram consideradas um material revolucionário e atrativo, devido à possibilidade de reutilização e, claro, o valor de produção deste tipo de embalagem, que é de baixo custo para as empresas. Na prática, porém, as embalagens plásticas acabam sendo, majoritariamente descartadas após o primeiro uso, causando um grande impacto na natureza, uma vez que o tempo de decomposição do plástico no meio ambiente, leva entre 100 e 400 anos.

Além disso, ainda é muito baixo o percentual de reciclagem deste tipo de material e, especialmente seu descarte incorreto, o que acaba impactando o meio ambiente de diversas maneiras. Além disso, o papel pode ser considerado uma alternativa mais sustentável, uma vez que seu tempo de decomposição é de até 3 meses. Por isso, sempre que puder, escolha produtos embalados em papel, papelão, vidro ou alumínio. Se possível, faça o uso de eco-bags e reduza o consumo de plástico, faça escolhas conscientes!

Fonte: GreenMe!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui