Alternativa de plástico biodegradável produzida com caroço de abacate pode ajudar na redução do impacto ambiental deste material.

O plástico é considerado, nos últimos anos, um dos materiais que mais agridem o meio ambiente, devido à produção em larga escala de resíduos produzidos e despejados no meio ambiente. Em contraponto, a sustentabilidade alcança cada vez mais espaço no mercado e algumas empresas buscam alternativas mais ecológicas para reduzir os impactos ao meio ambiente.

A empresa mexicana Biofase é uma das que apresenta essas alternativas inovadoras, com a produção de talheres, canudos, copos e vasilhas feitas a partir dos caroços de abacate.

As vantagens do uso do resíduo orgânico

Comumente uma parte descartada do abacate, a reutilização do caroço para produzir tais materiais, não apenas evita o desperdício dos resíduos orgânicos, como reduz também dos desperdícios industriais e, consequentemente, diminui a poluição e o impacto ambiental, considerando que o abacate é uma das frutas mais consumidas do México.

Além disso, o produto resultante da reutilização do caroço de abacate, resulta em um material muito semelhante ao plástico, mas com a grande e importante diferença de ser 100% de origem vegetal e biodegradável. Enquanto a estimativa de decomposição do plástico comum no meio ambiente é de 400 anos, o plástico de caroço de abacate tem um tempo de decomposição estimado de apenas 240 dias. Além disso, a fonte da matéria-prima é abundante e encontrada com facilidade.

Reciclar para sobreviver

Material que, geralmente é destinado a uso único, a quantidade de plástico produzida mundialmente aumenta cada vez mais, tornando-se uma verdadeira crise ambiental no mundo todo. Considerando o tempo que o plástico leva para se decompor e os impactos que gera no meio ambiente, Scott Munguía, fundador da Biofase deu início à sua empreitada, em 2002. Hoje, a empresa dedica-se ao desenvolvimento de tecnologia e à comercialização de produtos biodegradáveis.

Promover a reciclagem e a reutilização de materiais é uma atitude diária importante para cuidar do planeta e do futuro de todos. Por isso, é importante incentivar ações de redução de desperdício desde o preparo dos alimentos, uma tipo de orientação que pode partir também do nutricionista.

Fonte: Green Me!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui