O completo estado de saúde do indivíduo também envolve o bem-estar mental e, por isso, as desordens mentais merecem a devida atenção. O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e, somado a isso, há o estresse, que afeta 30% dos brasileiros. Além disso, a depressão também afeta progressivamente a população, ela é uma desordem grave e altamente prevalente ao longo da vida no Brasil, com índice em torno de 15,5%.

Nutrição e desordens mentais

A nutrição é uma grande aliada no auxílio da modulação das desordens mentais, promovendo assim a melhora da saúde cerebral e da função neurocognitiva. Vários nutrientes e compostos bioativos são capazes de modular os fatores relacionados com o desencadeamento destas, como inflamação, estresse oxidativo, plasticidade cerebral, eixo microbiota-intestino-cérebro e disfunção mitocondrial.

Neurotransmissores nos alimentos

Sim, existem alimentos com neurotransmissores em sua composição! Diferentes alimentos de origem animal, frutas e hortaliças têm naturalmente presentes estas substâncias, como parte de processos metabólicos essenciais e interações ecológicas, ou derivados de processos de tecnologia de alimentos.

Confira abaixo os principais alimentos que você pode incluir na sua conduta de forma assertiva e muito saborosa para auxiliar no tratamento dos seus pacientes:

Serotonina: as principais funções deste neurotransmissor é a modulação de comportamentos, consumo alimentar, sono e até na motilidade gastrointestinal. Seu metabolismo está alterado em desordens como ansiedade, estresse e depressão; por isso, incluir alimentos fontes dessa substância é uma forma de auxiliar na melhora do quadro, como banana-prata mais verde, abacaxi, morango, espinafre, alface, maracujá, ameixa, tomate e arroz selvagem.

Dopamina: um neurotransmissor que atua na motivação e no sistema de recompensa do corpo, tendo uma alta demanda em situações de estresse e redução em casos de depressão. Avocado, casca da banana (pode ser usada em farofas, por exemplo), maçã, laranja, tomate, espinafre e feijão-carioca são alguns dos alimentos fontes desse neurotransmissor.

GABA: esse é o principal neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central e atua com efeitos ansiolítico, hipotensivo e analgésico. Seus níveis encontram-se reduzidos em quadros de ansiedade e estresse. Os principais alimentos que concentram este neurotransmissor são produtos lácteos fermentados, grãos germinados (feijão-adzuki, soja, feijão-carioca e ervilha), aveia, arroz (branco, negro e vermelho), couve, brócolis, shiitake, chocolate amargo, batata-inglesa e batata-doce.

Dessa forma, a prescrição de alimentos com neurotransmissores que estão desequilibrados nas desordens mentais, como serotonina, GABA e dopamina, é uma das estratégias mais fáceis e acessíveis é para contribuir na modulação destas doenças.

Fonte: E4 Nutrition

REFERÊNCIAS

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Indicadores de Saúde: Elementos Conceituais e Práticos (Capítulo 1). Disponível em: <https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=14401:health-indicators-conceptual-and-operational-considerations-section-1&Itemid=0&limitstart=1&lang=pt> Acesso em: 24 set. 2020.

ORGANIZAÇÃO PAN AMERICANA DA SAÚDE. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. <https://www.paho.org/bra/> > Acesso em: 24 set. 2020.

YARIBEYGI, H. et al. The Impact Of Stress On Body Function: A Review. EXCLI Journal, v. 16, p. 1057-1072, 2017.

MARX, W. et al. Nutritional psychiatry: the present state of the evidence. The Proceedings of The Nutrition Society, v. 76, n. 4, p. 427-436, 2017.

KAUFMANN, F.N. et al. NLRP3 Inflammasome-Driven Pathways in Depression: Clinical and Preclinical Findings. Brain, Behavior, and Immunity, v. 64, p. 367-383, 2017.

DURIC, V.; DUMAN, R.S. Depression and Treatment Response: Dynamic Interplay of Signaling Pathways and Altered Neural Processes.  Cellular and Molecular Life Sciences, v. 70, n. 1, p. 39-53, 2013

BRIGUGLIO, M. et al. Dietary Neurotransmitters: A Narrative Review on Current Knowledge. Nutrients, v. 10, p. 591, 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui