Nanci Guest é uma especialista com mais de duas décadas de atuação em consultório e nutrigenômica e está confirmada para o #NE2020

A profissional é uma das mais renomadas na área de nutrição esportiva no mundo, pesquisadora, personal trainer e doutora em ciências da Nutrição pela Universidade de Toronto, possui grande experiência na área de nutrigenômica, segmento no qual desenvolveu sua tese de doutorado.

Nanci é especializada também em nutrição esportiva avançada, palestrante internacional e, atualmente trabalha em sua tese de pós-doutorado, pesquisando o perfil de atletas de alto desempenho, em relação à resposta genética aos nutrientes e suplementos alimentares baseados no genótipo.

Performance, nutrigenética e nutrição personalizada

A nutrição personalizada em atletas, levando em consideração a nutrigenômica e a nutrigenética, visa otimizar a saúde, a composição corporal e o desempenho do exercício, com direcionamento ao perfil genético do indivíduo. As diferenças genéticas são conhecidas por impactar a absorção, o metabolismo, a absorção, a utilização e a excreção de nutrientes e compostos bioativos, afetando, assim, várias vias metabólicas e, consequentemente, o desempenho esportivo.

Para entender melhor, quando um atleta é exposto a um alimento, bebida, nutriente ou composto bioativo, uma variante genética, como o polimorfismo de nucleotídeo único (sigla em inglês, SNP) modifica a resposta do indivíduo a essa exposição, sendo que sua resposta única depende do seu genótipo. Por exemplo, em relação à cafeína: no SNP do CYP1A2 rs726551, indivíduos com o genótipo AA (metabolizadores rápidos) sofrem uma reação positiva, que irá proporcionar melhor desempenho à cafeína. Já os indivíduos com o genótipo CYP1A2 AC ou CC, ao usarem a cafeína, não irão apresentar nenhum efeito ou poderão ter o desempenho prejudicado.

As variações genéticas associadas à cafeína são apenas exemplos de diversas outras que a literatura científica já aponta como evidências em relação ao impacto no desempenho de atletas, existindo também relação com essas variações para a vitamina A, folato, ferro, vitamina B12, ácidos graxos monoinsaturados, vitamina D e entre outros nutrientes e compostos (GUEST et al., 2019).

 

Sobre o 9º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva – Global Digital Edition

Nanci Guest é um dos nomes confirmados na programação do 9º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva – Global Digital Edition e trará o tema “Aplicação e interpretação dos testes genéticos na melhora da performance do atleta” para o maior evento de nutrição esportiva do Brasil, que acontece dias 7, 8 e 9 de outubro, e chega à sua 9ª edição em um formato 100% on-line, com palestras ao vivo e muita interatividade.

Para saber mais informações sobre o congresso, acesse www.ne2020.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui