O varejo mudou e requer novas formas de relacionamento com o consumidor, por isso, é necessário superar os desafios do novo momento.

Muitas mudanças ficaram evidentes nos últimos meses para o mercado e, uma delas foi que a falta de transparência e confiança nos posicionamentos das empresas é uma barreira para a superação dos desafios que são impostos no relacionamento com os clientes e fornecedores.

Essas demandas se tornaram urgentes diante de umas das maiores crises enfrentadas durante esse período, isto é, a alta no valor dos produtos que fazem parte da cesta de compras do shopper. Celso Renato Dias Ferreira, diretor geral do Cencosud, aponta que o consumidor não aceitou a situação e levou o varejo a discussões bem transparentes com seus fornecedores.

“É preciso ter transparência. É assim que atuamos com nossos clientes e com as indústrias, entendendo, por exemplo, quando um aumento atingiu toda uma categoria e também o impacto da alta dos custos na produção”, afirma Celso. Assim, avaliar como conter o valor repassado ao consumidor e comunicar ao cliente sobre isso, se tornaram etapas fundamentais do ciclo de transparência mútua que o shopper passa a requerer das empresas com quem faz negócios.

Construir essa relação de confiança também passa a ser uma tendência ressaltada por Julio Lohn, diretor comercial da Mundial Mix, que aponta “Em relação aos fornecedores, por exemplo, é preciso que se sintam à vontade para abrir números não apenas com as lideranças do varejo, mas também com os times comerciais e outras áreas envolvidas, a fim de buscar o que é melhor para todos”, comenta. “Nunca foi tão importante ter uma conversa franca”.

Fato é que para os especialistas do mercado, a crise se apresenta como uma oportunidade de aprendizado e compreensão sobre como varejo e indústria podem trabalhar juntos e se dedicar à missão de cuidar das pessoas e do abastecimento de suas necessidades. A união da cadeia é fundamental para garantir o sucesso ao atender essas demandas.

Fonte: SA Varejo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui