Técnicas de jardinagem podem ajudar as plantas a crescer para o alto, o que favorece a economia de espaço e permite a criação de hortas verticais.

Imagine ter sempre à mãos hortaliças, temperos, legumes e verduras fresquinhos. Acredite, essa realidade é possível mesmo que você não tenha um grande jardim ou um canteiro espaçoso para cultivar uma horta doméstica. Casas pequenas ou mesmo apartamentos podem ter sua horta e cultivar com sucesso os produtos, em paredes ou recipientes pendentes.

Os melhores resultados, porém, requerem técnicas de jardinagem que possibilitam que as plantas cresçam para o alto. Além disso, é necessário terra orgânica, sementes ou mudas, pedras e fertilizante. Bem como um sistema de irrigação automatizada facilitará o trabalho. Veja alguns cuidados fundamentais para ter uma horta doméstica de sucesso mesmo em pequenos espaços!

Recipiente adequado

Para o sucesso da horta, não vale apostar em qualquer tipo de suporte. Em casas especializadas de jardinagem, existem vasos e contêineres específicos para cultivos verticais.

Local favorável

O local também é importante para o sucesso do cultivo, então optar por uma área iluminada e arejada é ideal. A horta deve receber cerca de quatro horas diárias de luz do sol, pela manhã ou à tarde.

Solo fértil

A avaliação das condições do solo deve ser feita diariamente, verificando se há excesso ou falta de água. É importante que o solo esteja sempre úmido, mas nunca encharcado, para isso, deve-se sentir a terra com o dedo e observar se ela está seca, se estiver úmida, o ideal é regar apenas no dia seguinte.

Períodos de regas

As primeiras horas da manhã e o final da tarde são os períodos mais adequados para as regras. Deve-se evitar molhar as plantas em horários muito quentes, já que a água evapora rapidamente nessa situação. Já a rega à noite não é indicada, pois a absorção é menor e as folhas demoram para secar.

Podas e nutrição

É importante cuidar diariamente da horta, retirando as folhas secas, avaliando sempre as condições da planta. Quanto maior for a interação com o cultivo, melhor elas se desenvolverão e com mais vigor. Finalmente, opte sempre por adubos orgânicos, assim a qualidade dos cultivos será melhor e mais fresca, especialmente para consumo.

Fonte: Estadão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui