Pesquisa aponta que 97% dos brasileiros ainda apresenta dificuldades em adotar práticas de consumo consciente.

O estudo, que foi realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 27 capitais do Brasil, com uma amostra de 837 consumidores com idades acima de 18 anos, aponta que 97% da população possuem alguma dificuldade em adotar práticas de consumo consciente.

Ainda que os brasileiros tenham consciência de que o consumo exacerbado é um dos maiores vilões dos recursos naturais e provoca impactos negativos ao meio ambiente, poucos são os que efetivamente adotam comportamentos sustentáveis no dia a dia. As principais dificuldades mencionados foram: o alto valor dos produtos orgânicos (37%) e os obstáculos para separar o lixo para a reciclagem (32%).

Para além, 30% da população reconhecem não conseguir reduzir a quantidade de lixo que gera, enquanto outros 30% enfrentam obstáculos para engajar vizinhos e conhecidos nessa prática. Por isso, o brasileiro é considerado pela pesquisa como um “consumidor em transição”, isto é, 58% mantém práticas de consumo consciente, mas em uma frequência ainda muito abaixo da esperada. Três em cada dez pessoas, ou 29%, enquadram-se como “consumidor consciente”, enquanto 13% somam a população considerada pouco ou nada consciente.

A pesquisa mostrou ainda que 41% dos consumidores associam o consumo consciente a ações que evitam o desperdício e compras desnecessárias. Outros 32% compreendem a necessidade de refletir sobre as consequências da compra antes de realizá-la, sabendo que o consumo gera impactos sociais, ambientais e econômicos para todos.

14% da população, por sua vez, acredita que o consumo consciente é uma forma de economizar dinheiro e 11% correlacionam a ação de economia à preservação ambiental. Portanto, em uma escala de 1 a 10 de auto avaliação sobre a prática de consumo consciente no dia a dia – sendo 1 “nada consciente” e 10 “muito consciente” – a nota média atribuída pelos entrevistados foi de 7,7.

Fonte: Pensamento Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui