Seja para ajudar na rotina da sua prática clínica, na sua formação como nutricionista ou apenas por distração no tempo livre, assistir a um bom filme é sempre uma boa pedida.

No caso do nutricionista, assistir a filmes que permitam entender um pouco mais sobre alimentação, comportamentos alimentares, a indústria de alimentícia e a saúde, é essencial. Por isso listamos aqui 5 filmes que não podem faltar na cinemateca de nenhum nutricionista. Veja!

1 – Super Size Me – A Dieta do Palhaço (2004)

O filme, dirigido por Morgan Spurlock, se tornou um clássico da nutrição, já que o próprio diretor decide ser cobaia de uma experiência alimentar e, ao longo de um mês, se propõe a fazer as três refeições diárias em restaurantes do Mc’Donalds. Durante o filme, Spurlock fala sobre a cultura do fast food e sua força nos Estados Unidos, mostrando em si mesmo os efeitos físicos e mentais causados por alimentos comercializados nesses estabelecimentos.

2 – A Conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade (2014)

Originalmente intitulado “Cowspiracy: The Sustainability Secret”, o documentário segue o cineasta Kip Andersen durante sua revelação sobre a indústria mais destrutiva do planeta, investigando a razão para que as principais organizações ambientais do mundo temam abordar sobre o assunto. A agropecuária é, reconhecidamente, uma das principais causas do desmatamento, consumo hídrico e da poluição, além de responsável por grande parte dos gases de efeito estufa lançados na camada de ozônio e o principal motor destruidor de florestas e da extinção de espécies em todo o mundo.

3 – The Kids Menu (2015)

O filme mostra o desenvolvimento de instituições, escolas, ONGs, professores, pesquisadores, profissionais e pais em relação à educação nutricional, demonstrando também os resultados positivos das ações. O documentário apresenta um discurso esperançoso sobre movimentos de combate à obesidade infantil que, quando são bem direcionados, levam as crianças a fazer, por conta própria, escolhas alimentares mais saudáveis.

4 – Muito Além do Peso (2012)

É um documentário brasileiro que apresenta a epidemia de obesidade infantil que se espalha pelo país. O filme questiona sobre quem é o “culpado” por esse problema de saúde pública, aborda sobre a publicidade de alimentos, a ausência de políticas públicas, entre outras problemáticas que envolvem as razões para que, pela primeira vez na história da humanidade, as crianças apresentem sintomas de doenças comuns em adultos, como problemas cardiovasculares, respiratórios, diabetes, etc.

5 – Nação Fast Food – Uma Rede de Corrupção (2006)

Saindo do circuito de documentários, para fechar a lista um filme que retrata a história de Don Henderson (Greg Kinnear), funcionário de uma das maiores redes de fast food dos Estados Unidos. Sua mais recente criação, o The Big One, se tornou um grande sucesso de vendas e levou a empresa aos principais rankings de prestígio. Um belo dia, o chefe de Don o chama para uma conversa, revelando que um estudo feito em laboratório, apontou que a carne de hambúrguer servida na rede está contaminada e cabe a Don investigar o problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui