Uma tese de doutorado realizada pela Universidade Federa de Goiás (UFG) em parceria com a Louisiana University aponta que fungicida aplicado na casca da maçã para conservá-la durante o transporte, penetra na polpa da fruta.

Que o uso de agroquímicos é comum para aumentar a vida útil das frutas, verduras e vegetais é comum entre produtores e comerciantes, não é segredo. Porém, grande parte da população se tranquiliza acreditando que esses produtos químicos são retirados quando o produto é lavado e esterilizado. Contudo, um estudo realizado comprovou que o fungicida imazalil penetra para a polpa da maçã em apenas sete dias.

Comumente utilizado em frutas cítricas após a colheita, com a finalidade de inibir o desenvolvimento de fungos e aumentar a vida útil do produto, os resultados do estudo demonstram que após sete dias de sua aplicação, o imazalil penetra até 6 milímetros para além da casca da maçã.

“Utilizamos uma maçã fuji orgânica e comprovamos que a penetração do agroquímico é considerável. Chegou a penetrar um pouco antes da metade da fruta. E isso em sete dias, ou seja, em pouco tempo”, afirma o pesquisador Igor Pereira.

O orientador da tese e professor do Instituto de Química da UFG, Boniek Gontijo, aponta que as informações do rótulo do produto alegam que o fungicida é degradado com o tempo, isto é, após a aplicação, sua molécula é degradada pela luz, logo, eliminando o risco de permanecer nos hortifrútis. A pesquisa, no entanto, comprovou que essa degradação não acontece, e a molécula penetra para dentro da fruta ao longo do tempo.

O fungicida imazalil possui toxicidade moderada e é aplicado em alta concentração que, após aplicado, tende a reduzir, ou por ter penetrado na fruta ou por ter evaporado. Uma forma de minimizar os danos à saúde causados por esse tipo de agroquímico, como indica Gontijo, é lavar o produto com água e sabão e armazenar na geladeira.

Para verificar os resultados e método completo do estudo, acesse aqui.

Fonte: Jornal UFG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui