A iniciativa foi a Cerveza Patagonia, a maior cervejaria artesanal da Argentina, que encontrou uma forma criativa para reduzir o impacto ambiental de suas embalagens no meio ambiente.

A embalagem de seis unidades ganhou uma versão ecológica feita com papel plantável, que pode ser cultivada ao invés de descartada. A Eco Pack possui sementes vivas em sua composição e, no momento de descarte da embalagem, ela pode ser divida em várias partes, plantada e regada para completar seu ciclo e originar plantas.

Além das sementes em seu interior, a embalagem é feita com papel 100% biodegradável e impressa com tinta não tóxica, à base de água. Portanto, a embalagem é o mínimo prejudicial ao meio ambiente possível. A iniciativa resulta de uma parceria entre a Cerveza Patagonia e a Papel Semente, empresa especializada na produção semi-artesanal desse tipo de produto, por meio da reciclagem de papel e certificada pelo Green Seal, do Instituto Chico Mendes.

A Cerveza Patagonia faz parte da Cervejaria Ambev e Richard Lee, gerente de sustentabilidade da empresa, comentou que a embalagem faz parte de um compromisso maior da cervejaria.

“Reduzir as embalagens ou dar destinação correta para as produzidas é uma das nossas principais preocupações. Por isso, temos buscado reduzir a quantidade de embalagens no mercado, focando nossos esforços em aumentar a quantidade de envases retornáveis e reciclados. Uma de nossas metas socioambientais é que, até 2025, 100% de nossos produtos estejam em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de material reciclado.”

Até o momento, a confecção do papel plantável está disponível somente nos Refúgios da Patagonia, que são os bares oficiais da marca e estão espalhados por diversas regiões da América do Sul.

Fonte: Green Me

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui