São Paulo recebe o Hackmed Conference, o maior evento de inovação em saúde do país

Nos dias 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro deste ano, aconteceu, em São Paulo, o maior evento de inovação na área da saúde do país, o Hackmed, com o intuito de melhorar o sistema de saúde do Brasil.

O evento foi inspirado na metodologia Health Hacking do MIT Hacking Medicine (USA), que aplica o Hackathon, uma maratona de programação em que hackers e especialistas se reúnem por um período para investigar dados, desvendar sistemas e códigos, e criar novas ideias para desenvolver projetos,  na área da saúde.

o evento visa estimular os brasileiros a se colocarem no papel de agentes transformadores do ecossistema, corroborando na mudança de vida da população.

O Hackmed foi organizado por órgãos públicos e privados, como a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), o MIT Hacking Medicine, o Inova HC (Distrito Health Tech), a Dell Technologies, o Hospital Sírio-Libanês, a Intel, entre outros.

O evento foi segmentado em duas etapas:

  •  A conferência: que contou com a presença de palestrantes renomados, nacionais e internacionais, que abordaram temas diversos na área de empreendedorismo, liderança e inovação da saúde. Ressaltaram no evento a importância de um trabalho interdisciplinar para otimizar o negócio, a relevância de se estruturar bem um plano, a compreensão das dores da população e de se estabelecer o nicho. Ainda, foi destacado poder transformador da inteligência artificial, a academia vs. indústria na área de inovação da saúde, a telemedicina 5.0 – que tem como foco o ambiente humanizado – e os pontos-chaves para o desenvolvimento de uma startup.
  • O Hackathon: que promoveu uma competição de equipes, separada por temas, cujo objetivo era o desenvolvimento de startups da saúde. As áreas alvo selecionadas no Hackathon foram: saúde mental, atenção primária e telemedicina, cuidados cirúrgicos, terceira idade e reabilitação.

A primeira edição no Brasil do Hackmed foi um sucesso, trará muitos frutos para os participantes e com certeza no próximo ano um evento mais grandioso ainda.

Por Bruna Ruschel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui