Pesquisa Nielsen mostra que a população brasileira está em transformação, com perfis cada vez mais complexos e hábitos de consumo cada vez mais sustentáveis e conscientes.

Segundo o estudo, 42% dos consumidores brasileiros estão modificando seus hábitos de consumo a fim de reduzir seus impactos ambientais. Além disso, 30% deles ficam mais atentos aos ingredientes dos produtos que compram, enquanto 58% não adquirem produtos de empresas que realizam testes em animais, além de 65% que não consomem de empresas associadas ao trabalhoe escravo.

Além de consumir de forma mais sustentável, a pesquisa aponta ainda que a população brasileira está adotando hábitos mais saudáveis. 57% afirma ter reduzido a gordura da alimentação, 56% reduziu o consumo de sal e 54% de açúcar. Os alimentos industrializados (38%), produtos com cafeína (34%), lactose (27%) e glúten (27%) também foram apontados como entre os que estão sendo cortados da dieta do brasileiro.

No supermercado, os consumidores procuram mais por produtos com adição de fibras, vitaminas e minerais (45%) e alimentos orgânicos (35%). A prática regular de atividades físicas entrou na rotina de 33% dos brasileiros e 74,3% deles apontam “ter saúde” como um de seus maiores objetivos de vida.

Quanto aos hábitos de consumo, a pesquisa aponta que 64% dos consumidores escolhem suas marcas pelos preços mais atrativos, 73% buscam primeiramente por promoções ao entrar em uma loja, 57% sempre mudam de estabelecimento em busca de ofertas e 48% pesquisam preços antes de ir às compras.

Diante desse cenário, a Nielsen propõe cinco novos perfis de hábitos de consumo a fim de entender melhor esse novo consumidor e suas atitudes. Veja!

1 – Consumidor consciente pragmático

Segue fielmente seus hábitos e preferências e é um verdadeiro “sabe tudo” quanto ao que deseja consumir. Antes de comprar gosta de se informar e não acredita em propagandas, tende a adquirir sempre os mesmos produtos, independente de estarem em promoção.

2 – Consumidor equilibrista

Um verdadeiro negociante que busca as escolhas mais inteligentes para conseguir consumir tudo o que deseja. Gosta de novidades e quem lhe acompanha influencia na hora da compra.

3 – Consumidor consciente sonhador

Tranquilo e cujo único objetivo é ter uma vida sossegada que lhe permita cuidar de si e do mundo. Busca promoções, mas está disposto a gastar mais com produtos que melhorem a saúde.

4 – Consumidor conectado

Vive online, pois lá está sua diversão, seus meios de comunicação e seus passatempos. Geralmente vai direto ao que deseja comprar, mas muda de estabelecimento se encontra um preço mais atraente, é impulsionado por ofertas, mas prefere adquirir sempre os mesmos produtos.

5 – Consumidor aspiracional

Por fim, o consumidor da vanguarda, que alia o bem-estar próprio ao consciente coletivo e, antes de comprar, gosta de olhar promoções e vasculhar as lojas. Geralmente compra mais do que o previsto e busca mais por alimentos orgânicos e produtos sustentáveis.

 

A Nielsen aponta que, no Brasil, 27% da população se classifica na categoria equilibrista, seguidos por 22% de consumidores aspiracionais e 21% de conscientes pragmáticos, enquanto os conectados e conscientes sonhadores ficam emparatos com 15% cada. E ainda que cada um desses perfis seja predominante, existe uma combinação de diversas características nos consumidores.

 

Fonte: Nielsen

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui