Cada garrafa plástica depositada nas estações de metrô participantes, vale um crédito no valor de cinco centavamos de euro.

Em meados de 2019 a cidade de Roma lançou um programa piloto para estimular a reciclagem de garrafas PET, propondo a troca dessas por créditos que podem ser utilizados na compra de bilhetes de metrô. Para alcançar o valor de uma passagem integral, é necessário depositar 30 garrafas plásticas. Até o momento o projeto está em vigor nas estações Cipro, na linha A, Piramide, na linha B e San Giovanni, na linha C, todas da Cidade Eterna.

A proposta é de que o projeto vigore pelo período de um ano para que os resultados sejam avaliados quanto à possibilidade de expansão do programa. A cidade de Istambul, na Turquia, possui um projeto semelhante, cujos usuários do metrô também trocam garrafas plásticas e latas de alumínio por créditos para o transporte.

Conforme o Minitro do Meio Ambiente da Itália, Sergio Costa, a atitude ideal é de que as pessoas reduzam o consumo de plásticos de uso único e optem, cada vez mais por garrafas reutilizáveis e aponta que a medida do metrô de Roma é uma forma de incentivar esse hábito.

Fonte: Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui