O tecido, sem nada de origem animal, pode substituir o couro na fabricação de móveis, roupas, estofados, etc.

O cacto é uma planta abundante, sobretudo em regiões de clima mais seco, bem como de fácil cultivo. E como é a planta que simboliza o México e está presente na vida das pessoas do país de forma material e simbólica, Adrián López e Marte Cázarez inovaram e inventaram o Lineapelle, a primeira pele orgânica fabricada com cacto.

Produzido com uma mistura do cacto e do algodão, o tecido é livre de qualquer substância de origem animal. O material é resistente, com durabilidade de até 10 anos e pode ser utilizado para diversas finalidades, como móveis, roupas, indústria automotiva, estofados, etc.

Sobretudo as indústrias da moda e mobiliário, ainda utilizam largamente o couro animal e, contrários a este movimento, os mexicanos buscaram criar um tecido que preservasse a vida animal, utilizando uma matéria-prima que fosse barata, abundante e que, além tudo, fomentasse a economia local.

Para chegar ao resultado da Lineapelle, os jovens analisaram as inúmeras propriedades do cacto, que é utilizado na indústria cosmética, por exemplo, para a fabricação de xampus e cremes. Além de ser característico no México, o cacto é simples, econômico e não exige muito cuidado, já que cresce sozinho em regiões áridas, sem precisar de muita irrigação.

Além de promover benefícios econômicos e ambientais, o couro de cacto também confere uma importante contribuição social, uma vez que oferece oportunidades de trabalho e renda aos agricultores mexicanos.

Fonte: GreenMe

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui