O TED Talks se tornou popular no mundo inteiro por conta das palestras que traz sobre os mais diversos temas e que se relacionam diretamente com as problemáticas sociais contemporâneas. Duas palestras chamam a atenção e podem ser interessantes ao profissional de nutrição.
A primeira é da epidemiologista Kristie Ebi, que aborda o aumento dos níveis de carbono na atmosfera e o fato de que como pode fazer com que as plantas cresçam mais rapidamente. Porém, com a consequência oculta de ‘roubar’ das plantas os nutrientes e vitaminas necessários à sobrevivência daqueles que se alimentam desses insumos.
Em sua palestra, Ebi se volta à questão da segurança alimentar global e fala sobre as consequências potencialmente significativas à saúde dessa crise nutricional crescente, explorando também atitudes a tomar para assegurar que todas as pessoas tenham acesso a alimentos saudáveis e seguros.
A segunda palestra é da neurocientista Camilla Arndal Andersen, que mescla uma pesquisa fascinante a histórias hilárias, levando o espectador para dentro de seu laboratório, onde estuda o senso de paladar das pessoas por meio de exames neurológicos.
Em seus achados, explicita ideias surpreendentes sobre a forma como o cérebro humano experimenta a comida de maneira inconsciente, mostrando ainda como esses dados podem auxiliar na concepção de uma alimentação mais saudável, sem sacrificar o paladar.