Dia 08/10 aconteceu o lançamento do livro “Transtornos Alimentares e Nutrição”, organizado por Marle dos Santos Alvarenga, Karin Louise Lenz Dunker e Sonia Tucunduva Philippi.

A obra foi dividida em 19 capítulos elaborados por diversos profissionais que abordam os aspectos dos transtornos alimentares e sua relação com a nutrição.

Dificuldades alimentares na infância, ortorexia nervosa, imagem corporal, atendimento nutricional a pacientes com transtornos específicos, como anorexia e bulimia nervosa, são apenas alguns dos temas abordados neste riquíssimo lançamento para a prática clínica.

As autoras tomam como objetivo, compilar assuntos para uma revisão, atualização e apresentação didática e inovadora de conceitos, classificações, reflexões, experiências e dados de pesquisas, para ampliar e difundir o conhecimento a todos os profissionais de saúde que atuam tanto em pesquisa quanto em clínica, assim como para abranger o material de estudos dos acadêmicos de nutrição.

Os critérios diagnósticos dos transtornos alimentares foram atualizados nas últimas décadas, assim era necessária uma nova obra para discorrer sobre novos quadros, bem como atualizar os instrumentos de avaliação de comportamentos de risco para transtornos alimentares, imagem corporal e comportamento alimentar em geral. Além do foco do tratamento nutricional para os transtornos alimentares – publicando os protocolos atualizados do AMBULIM para os grupos de anorexia e bulimia nervosa, de adolescentes e homens – focamos na prevenção destes problemas, pois todos os nutricionistas (e profissionais de saúde) podem contribuir neste sentido, dependendo de sua postura e conduta.

Marle Alvarenga

A leitura oferece uma sólida base para o atendimento especializado para os quadros tão desafiadores no exercício da nutrição, os transtornos alimentares, assim como promove a importância da prevenção e tratamento dessas condições.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui