Nos dias 4 e 5 de outubro, congressistas de 276 cidades, vieram de 24 estados do país para aprimorar seus conhecimentos em nutrição esportiva. E não limitado ao Brasil, o 8º Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva também contou com a participação de representantes do Moçambique e Paraguai. Organizado pela E4 Agência, o congresso reuniu cerca de 2000 pessoas por dia, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo.

 

 

O evento contou com a presença de grandes nomes do setor e a coordenação científica do nutricionista e educador físico, Dr. Marcelo Carvalho.

“A ideia do NE é realmente fazer com que os congressistas tenham acesso à informação teórica, toda baseada em evidências. E o principal objetivo do evento, é sempre trazer a teoria aliada à prática”, ressalta Marcelo.

Os congressistas contaram com uma programação de oito módulos, que trouxeram temas relacionados aos avanços da ciência na evolução do atleta até a importância da nutrição esportiva integrada e do atendimento individualizado. Dentre os palestrantes estavam a Dra. Flavia Fayet, da Austrália, o Dr. Gustavo Magliocca, médico fisiologista da Sociedade Esportiva Palmeiras e diretor médico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e o Dr. Márcio Tannure, chefe do departamento médico do Flamengo e consultor médico do UFC Brasil. Contou também com a presença da médica Denise Carvalho, os nutricionistas Patricia Davidson, Luciano Bruno, e, direto do Rio de Janeiro, Valentim Magalhães.

 

Talk show com Minotouro

“O desafio do atleta de alta performance é manter a rotina, a frequência e a disciplina de treino. Hoje eu vejo que a nutrição me ajudou bastante. Conto com ela desde 2000, são quase 20 anos com que eu tenho profissionalizado meu treinamento e minha nutrição”, comenta Minotouro.

Em formato alternativo aos demais módulos, o lutador de UFC, Rogério Nogueira, o Minotouro, pode contar com detalhes como é a sua rotina de treinos e os seus desafios. O Dr. Marcelo Carvalho direcionou o bate-papo com perguntas próprias e da plateia. A importância do acompanhamento nutricional foi um dos temas mais enfatizados pelo lutador.

“Todo mundo quer a medalha de ouro, mas não são todos que estão dispostos a treinar o suficiente para ganhá-la”. Minotouro

 

Expo Suplementos & Superfoods

A terceira edição da Expo aproximou grandes marcas de suplementos, nutracêuticos e superfoods dos congressistas. Ao longo dos dois dias do #NE2019, cerca de 60 empresas do setor trouxeram lançamentos e produtos exclusivos, não só para os profissionais de nutrição, como também para lojistas do varejo. Dentre as marcas presentes, estavam Central Nutrition, Desinchá, FDC, Naiak, New Millen, Performance Nutrition, Piracanjuba e Vitafor.

 

Arena Clinic Experience

Mais uma vez presente no #NE2019, a Arena reuniu profissionais experientes e atletas consagrados para mostrar uma visão multidisciplinar de casos clínicos. Foram quatro apresentações realizadas, a que mais emocionou o público foi o caso do Jacques Douglas, hoje atleta de ciclismo. Ele começou a pedalar com objetivo de perder peso e ganhou destaque nas redes sociais após postar um vídeo utilizando a bicicleta como meio de transporte. Jacques passou por diversas dificuldades, mas com a ajuda do projeto de cuidado à saúde da CareClub, que o apadrinhou, conseguiu eliminar quase 50kg.

 

Campanha Eu pratico Nutrição Esportiva

A campanha “Eu Pratico Nutrição Esportiva” promoveu novamente a interação do esporte com a nutrição. Inclusive, foi lançado o documentário homônimo à campanha, no evento. O tema aborda casos reais de atletas que tiveram suas vidas transformadas através da nutrição esportiva. O incentivo para que os congressistas aderissem à campanha, foi o que finalizou a edição. O “Adote um Atleta”, como é chamado pelo diretor do NE, Gustavo Negrini, busca melhorar a vida de atletas que não têm oportunidade de ter um acompanhamento nutricional, através da iniciativa voluntária de nutricionistas.

 

Trabalhos científicos

Para incentivar a pesquisa, o #NE2019 realizou, novamente a premiação de trabalhos científicos que foram apresentados durante os dois dias de congresso. Daniela Seixas, nutricionista e coordenadora da premiação falou sobre o alcance do projeto e a importância dele para o setor.

“Este ano batemos o recorde de trabalhos inscritos, e foi muito difícil selecionar os seis finalistas pois haviam muitos trabalhos bem feitos e relevantes para a área da nutrição. Com a premiação, queremos estimular os nutricionistas a também fazerem ciência. Pois assim há uma troca maior de informações e a próprio setor pode evoluir cada vez mais”.

Em primeiro lugar ficou a mestranda da Universidade Federal de Santa Catarina, Camille Reinert, que apresentou o tema “Consumo de carboidratos está inversamente associado com marcadores de dano muscular em árbitros de futebol”. Em segundo lugar, Pedro Henrique de Azevedo Alves, com o tema “Associação da área muscular do braço com o status imunológico em pessoas que vivem com HIV/AIDS”. E a terceira colocada foi Vivian Maria dos Santos Paranhos, com o trabalho “Ingestão Nutricional e índice de qualidade da dieta de atletas da seleção brasileira de futebol de 5”.

 

 

 

 

 

Running Summit’19

Após a grande aceitação em 2018, o Running Summit’19 incentivou uma visão integrativa entre a nutrição e prática da corrida. O evento ocorreu de forma paralela ao NE no dia 5 de outubro e contou com a coordenação científica do nutricionista Humberto Nicastro e do fisiologista e preparador físico, Gustavo Barquilha.

“Este ano o evento foi pensando para entregar aos congressistas conteúdos teóricos e também práticos. Então toda a grade de programação estava estruturada imaginando o cuidado e a rotina de um corredor, seja ele amador ou de alta performance”, comenta Nicastro.

 

Quer saber mais o que rolou nos dois dias do Meeting Brasileiro de Nutrição Esportiva? Acesse nossos canais:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCkq-jlA-PXOweg3dNPHHg3Q

Facebook: www.facebook.com/nutricaoesportivabrasil

Instagram: @nutricaoesportivabrasil

 

Assessoria de Imprensa

Gabriella ViscigliaE4 Agência

(11) 96689-2010 / 3586-1764 – ramal 32

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui