A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou, dia 12 de setembro, a mudança dos rótulos de alimentos produzidos ou comercializados no Brasil.

As mudanças propõem que as embalagens apresentem informações mais claras, advertindo para produtos que contém altos teores de açúcares adicionados, gordura saturada e sódio.

 

A ideia é possibilitar que a população tome decisões conscientes sobre os produtos que consomem e que podem aumentar o risco de obesidade e doenças cardíacas.

A proposta prevê que as informações nutricionais sejam apresentadas na parte frontal da embalagem e a inscrição deve vir com um desenho de lupa. A decisão passa agora por consulta pública antes de passar novamente pela avaliação da diretoria colegiada da agência.

A consulta pública sobre as mudanças propostas pela Anvisa na rotulagem dos alimentos, vai até o dia 6 de novembro e para participar, é importante conhecer as propostas da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) e de Instrução Normativa, que já estão disponíveis no site da agência. Depois de fazer a leitura e avaliação do texto, é possível enviar sugestões por meio do preenchimento de formulários específicos.

 

 

 

 

 

 

 

As contribuições ficarão disponíveis para acesso público e, após o término do prazo, a agência fará a análise das sugestões e poderá, se for o caso, propor debates com órgãos, entidades e interessados no assunto, a fim de obter mais subsídios para discussões técnicas e a deliberação final da diretoria colegiada.

Participe dessa importante decisão para a saúde, acesse aqui, leia as propostas e preencha o formulário de consulta.

Fonte: Veja e Anvisa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui