O cacau é um fruto rico em nutrientes e para você, profissional de nutrição que reconhece o valor dessa riqueza brasileira, uma novidade. A cada edição, o Gluten Free Brasil homenageia um alimento, visando destacar suas propriedades nutritivas e sua importância na alimentação.

Neste ano, na edição comemorativa de 10 anos do congresso, o escolhido foi o cacau, devido à sua alta densidade nutricional e a sua relevância em culturas regionais. Para fazer com que a homenagem se tornasse ainda mais especial, a E4 Agência, segmentada em nutrição e bem-estar, lançou o livro: “Cacau – da Agrofloresta à Mesa”, pela Editora Europa.

A obra é resultado de uma imersão e de uma aproximação com o universo desse fruto, incluindo uma viagem ao Sul da Bahia, feita pelo diretor da E4 e do Gluten Free Brasil, Gustavo Negrini, para colher material exclusivo. O roteiro incluiu as cidades de Ilhéus e Itacaré, três sistemas agroflorestais, a Comissão Executiva de Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), e fazendas focadas em produção cacaueira orgânica. “Os relatos coletados e a experiência vivida, além da fantástica cultura do cacau, me mostraram como a agrofloresta, um sistema que privilegia a ecologia e a agronomia, é extremamente importante para nós”, conta Negrini.

As descobertas, imagens e vivências dessa imersão podem ser conferidas no livro, que é divido em 6 blocos, traz um compilado de pesquisas, evidências científicas sobre os benefícios nutricionais desse fruto, relação com a história, cultura, economia, alimentação, sustentabilidade, agrofloresta, tendências de novos produtos feitos a partir desta matéria-prima e preparações.

As dezenove receitas funcionais elaboradas a partir do cacau foram fornecidas por chefs de cozinha renomados: Renato Caleffi, Renata Macena, Lidiane Barbosa, Priscila Herrera, Renata Baldin e Natalia Luglio. Para tornar o registro ainda mais especial, foi feita uma produção de fotos com os elementos e pratos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui