Projeto E4 & Corinthians Futebol Feminino Alto Rendimento

Para melhor performance e desempenho de sua equipe profissional de futebol feminino, o Sport Club Corinthians Paulista uniu-se à Agência E4, em 2017, para a criação de um projeto especial de acompanhamento nutricional.

A parceria visa personalizar o atendimento de cada uma das 24 atletas do clube, que são acompanhadas pelo coordenador científico Dr. Marcelo Carvalho e seu time de profissionais voluntários.

Foram apresentados no sábado do #NE2018, na sala de palestras, três casos clínicos deste projeto e os congressistas puderam acompanhar quais foram as estratégias nutricionais aplicadas, queixas das atletas e resultados conquistados.

Casos clínicos apresentados

Grazielle Nascimento 

O caso clínico da  da capitã do time, Grazielle Nascimento  foi apresentado pelo Dr. Marcelo Carvalho, e o Dr.Rafael Klosterhoff – pós-graduado em Nutrição e Metabolismo Esportivo, mestre em bioquímica e biologia molecular. A jogadora se queixava de insônia e ansiedade, sintomas fortes na tensão pré-menstrual (TPM) como dores de cabeça, irritabilidade e sonolência. O acompanhamento trouxe melhoras consideráveis tanto na qualidade de vida como rendimento.

 Ellen Bonifácio

Apresentado pela Dra. Zilda Abbud,  especialista em nutrição funcional, esportiva fuincional e fitoterapia, e com vasta experiência no atendimento à atletas. A goleira Ellen Bonifácio foi a paciente de caso de sobrepeso, sintomas gastrointestinais, ansiedade, sono leve, dificuldade de concentração e memória ruim. Após as estratégias nutricionais aplicadas, ela expressou melhoras consideráveis desses fatores, assim como diminuição de percentual de gordura.

Paula

A Dra. Andressa Volpe, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional, pós-graduanda em fitoterapia funcional e mestranda  do departamento de biologia química da Unifesp;  e a Dra. Pricila Wyrgun,  pós-graduada em fisiologia do exercício, compartilharam o caso clínico e o planejamento nutricional a respeito da lateral direita Paula, que se queixava de ansiedade e insônia, fortes sintomas de TPM, irritabilidade, e dificuldade de concentração e de ganho de massa muscular. Após o acompanhamento, percebeu-se uma evolução nas queixas relacionadas ao sono, TPM e sintomas de ansiedade, rinite e sinusite.

#EuPraticoNutriçãoEsportiva

Criada em 2017, a campanha Eu Pratico Nutrição Esportiva ganhou ainda mais força entre os participantes do congresso. A ideia é ampliar a consciência e o alcance da nutrição esportiva entre os profissionais da área.

Neste ano, a campanha apresentou casos clínicos, concedeu a interação entre atletas e nutricionistas e consolidou seu projeto em parceria com a equipe de futebol feminino do Corinthians. Conheça um pouco mais sobre os projetos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui