Você já ouviu falar que a fisiologia e a bioquímica são a base da nutrição? Porque de fato são! Agora coloca a mão no peito e responde com toda sinceridade: Quanto você tem se dedicado a estudar estes assuntos? Você domina todas as vias metabólicas? A integração das vias? E a forma como são coordenadas por nossos órgãos e sistemas?

Os livros de fisiologia e bioquímica são essenciais para nossa formação, em todos os momentos da caminhada. Desde o estudante que está aprendendo até o profissional que precisa fazer uma rápida consulta ou relembrar os processos.

Veja as seguintes indicações de livros de bioquímica e fisiologia que fazem parte do hall de essenciais:

  • Guyton
  • Tratado de fisiologia da nutrição
  • Lenhingher
  • Bioquímica médica

Princípios de Bioquímica de Lehninger

Um dos mais recomendados pelas universidades e, pessoalmente, meu favorito. Porém sempre que dou aula de bioquímica tenho relato de alguns alunos que acham a linguagem um pouco mais complicada. Exige paciência, mas é um livro para se apaixonar pela bioquímica.

 

 


Bioquímica Médica

Um excelente livro de bioquímica. Características que merecem destaque são: sua linguagem acessível e, em especial, muitas correlações com a prática clínica.

 

 

 


Guyton & Hall Tratado de Fisiologia Médica

O livro mais conhecido na área da saúde. Não é mesmo? Um daqueles que TEM que TER! Além de ser um dos mais importantes, é um dos mais lindos. Aliás, vale a pena ler desde a biografia do Guyton, realmente inspiradora!

 
 
 
 
 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui